Conheça os benefícios do sushi para sua saúde
27 de dezembro de 2018
Conheça nosso menu degustação
27 de dezembro de 2018

Regras de etiqueta para quem gosta de comida japonesa

A comida japonesa é conhecida ao redor do mundo como uma das mais saudáveis. Além do sabor delicioso, seus ingredientes geralmente são uma ótima opção para quem deseja ter uma refeição nutritiva.

No Brasil, a comida de origem japonesa faz sucesso há décadas, mas você sabe comer sushi do jeito certo? Quando em restaurantes japoneses informais ou casuais, o ambiente deverá ser mais amigável e você poderá agir da maneira mais cômoda. No entanto, você pode querer saber se portar corretamente em restaurantes mais elaborados ou tradicionais, evitando deslizes considerados imperdoáveis no Japão.

Apresentamos abaixo um guia para curiosos e para iniciantes no assunto. Assim, pretendemos ajudá-lo a evitar momentos embaraçosos enquanto desfruta destas iguarias japonesas.

 

Como devo me comportar, afinal?

Inicialmente, evite usar perfumes ou colônias fortes quando for a um restaurante do gênero. Muitos cortes tem um acentuado odor de peixe e a mistura destes com perfumes podem gerar experiências negativas. Além disso, muitos clientes começam a degustar o prato pelo cheiro característico, o que pode ser atrapalhado por outros odores.

Quando chegamos ao restaurante, é comum sermos cumprimentados com um “irashaimase”, ou “seja bem-vindo”. Para responder, você pode apenas acenar com a cabeça. Após isso, o garçom nos entrega uma toalha, ou oshibori. Ela é utilizada para limpeza das mãos e deve ser colocada sobre a mesa após o uso, sem dobrá-la. No Japão ela também é utilizada para limpar a testa, o pescoço e o rosto.

Apesar de os japoneses começarem a refeição pelo sashimi, não existe uma ordem exata para começar a comer os alimentos. No entanto, você pode pedir chá verde antes e durante as refeições. Ele permite que o paladar esteja pronto para o próximo prato.

Chamamos de massú o recipiente destinado ao saquê frio, enquanto tyoko é utilizado para o saquê quente. Ambos devem ser segurados com as duas mãos, geralmente a direita o segura enquanto a esquerda serve como apoio. Caso o massú venha acompanhado por um pires, apenas o recipiente com o saquê deve ser pego.  É importante levar o recipiente à boca, evitando inclinar-se sobre a mesa.

O molho shoyu comumente acompanha peixe cru. Para isso, você pode derramar no prato, ou nozoki, uma quantidade suficiente para temperar o peixe. Alimentos enrolados em algas ou arroz devem ter apenas um lado molhado.

Se você vai pedir macarrão ou sopas, não se preocupe em comer sem fazer barulhos. Eles são comuns nos restaurantes japoneses e não devem ser evitados. O mesmo não pode ser dito sobre arrotos: eles são falta de educação!

 

E o hashi, como devo utilizá-lo?

Se você vai usar o hashi, evite gesticular com ele nas mãos, apontá-lo para outras pessoas ou chupar a ponta do talher. Enquanto as duas primeiras atitudes são consideradas falta de educação, a última soa grosseira. Ele também não deve ser apoiado na mesa ou espetado em qualquer alimento.

Quanto a não saber usar o hashi, não tem problema. Pedir por talheres como garfo e faca não é considerado falta de educação. Pode ficar confortável e pedir sem medo.